sexta-feira, 13 de março de 2009

A Igreja "O Corpo de Cristo"


A igreja cresceu tão rapidamente que se tornou uma ameaça para o culto a Diana (a Artemis dos Gregos). Muitos cidadãos de Éfeso, para seu sustento, dependiam das vendas, objetos do culto à Diana, aos turistas que vinham como romeiros para adorar a padroeira da cidade. Operários tinham trabalhado por 220 anos para construir o templo de Diana, onde estava a estátua da Deusa que diziam, lá ter sido colocada miraculosamente!

Embora Efésios não seja a mais longa epístola de Paulo, é geralmente considerada a mais profunda. O propósito de Paulo ao escrever esta epístola, era ajudar os crentes a considerarem sua posição como parte do “Corpo de Cristo” e viverem de maneira digna desta posição.

O tema desta epístola maravilhosa é: “A igreja – O Corpo de Cristo”. Uma epístola muito parecida é a de Colossenses, que repete cerca da metade dos versículos de Efésios. Só que nesta, a ênfase não está no “corpo” e sim na “cabeça” da Igreja.

Enquanto a epístola aos Efésios fala da vocação e bênçãos do crente, a epístola aos Colossenses enfatiza Cristo como o criador e sustentador da Igreja.

A epístola aos Efésios tem duas características dignas de serem ressaltadas:

Primeiro: ela retrata a Igreja do ponto de vista mais amplo de que qualquer livro na Bíblia. Quase 50 vezes a palavra “tudo” é usada demonstrando o escopo universal da Igreja e seu valor no plano de DEUS.

Segundo: a carta usa a frase “em Cristo” 30 vezes. Com isto, Paulo está enfatizando a posição do crente como membro do Corpo de Cristo.

Efésios pode facilmente ser dividida em duas partes:

A chamada da Igreja (1-3)

suas Bençãos
cap. 1

sua Edificação
cap. 2

sua Revelação
cap. 3


A conduta da Igreja (4-6)

o andar em Cooperação
4:1-16

o andar em Santificação
4:17-20

o andar em Submissão
5:21-26
6:1-9

o andar sob Proteção
6:10-25

(Extraído)

"Reconhecendo O Chamado de DEUS"



I Samuel 3 : 1 a 11

Muitas pessoas tem um chamado de DEUS em suas vidas para fazer algo especial para o Senhor e não sabem.

Infelizmente, quando DEUS as chama, muitas são "meninos espirituais" e não ouvem (discernem) a voz de DEUS. v. 4 a 6

Como então ouvir a voz de DEUS?

1º Passo: Colocando-se à disposição de DEUS, abrindo-nos totalmente para a vontade "Dele" em nossas vidas. v. 10,11

Muitos permanecem em suas posições de "meninos espirituais", tornando-se impossível, que DEUS realize o chamado Dele em suas vidas. Hebreus 5:12,13

2º Passo: Buscando o conhecimento e a revelação do Senhor atravéz da leitura e comunhão com a palavra de DEUS. II Timóteo 2:15

3º Passo: Buscando a unção do Espírito Santo para fazer a obra do Senhor. I João 2 : 20 e 27

Busquemos portanto, esta unção em nossas vidas, esquecendo-nos de todas as nossas limitações e colocando-nos aos pés Do Mestre Jesus, reconhecendo o chamado Do Senhor em nossas vidas!
Pr. Valter Torquato